A pesquisa também lança luz sobre as preferências eleitorais no âmbito das eleições presidenciais que o Parlamento do Estado marcou para o dia 11 de dezembro de 2016.
O atual líder parlamentar ganha preferência, com 24 por cento das intenções de voto, enquanto o atual presidente da Transnístria, Yevgeny Shevchuk, representa 11 por cento dos apoios.
Depois, se seguem a deputada ao parlamento Galina Antyufeeva, do partido Renovação, e o ex-presidente da república Igor Smirnov, com 7 por cento cada um.
Chisinau respondeu com o envio de tropas para o território rebelde, o que deu origem a um conflito armado que durou vários meses.
Hoje em dia, a Transnístria representa um território fora do controle de Chisinau com todos os atributos de um Estado, incluindo uma moeda própria.
Atualmente, a manutenção da paz na área do conflito está a cargo de um contingente misto da Rússia, Moldávia e Transnístria. A última insiste em obter a independência, mas a Moldávia nega oferecendo em troca de uma ampla autonomia.