O evento visa possibilitar o intercâmbio cultural e artístico entre músicos que pesquisam e divulgam a cultura e os ritmos musicais tradicionais dos diversos países que compõem a América Latina.
Por conta da atual crise econômica no país, o evento quase não foi realizado este ano, porque perdeu o apoio financeiro que era dado pela Fundação de Cultura da cidade (Fundação Cultuar), embora tenha garantido apoio logístico e ajuda para alimentação e alojamento dos músicos estrangeiros. Com a falta de patrocínio, os artistas resolveram se unir e fazer o evento mesmo sem o apoio governamental.
Na Sexta-feira (24), à noite, haverá saraus musicais abertos ao público no Espaço Cultural Convento de São Bernardino de Sena. As outras atividades vão acontecer na Casa Laranjeiras, construída em 1822 e que integra o patrimônio arquitetônico de Angra dos Reis.
Os músicos do Enangra 2016 vão sair em cortejos musicais no sábado (25) e no domingo (26) pelas ruas de Angra dos Reis tocando e cantando diversos ritmos de seus países de origem. Haverá ainda no Sábado (25) uma oficina gratuita para músicos brasileiros e também aberta ao público, do ritmo chacarera, originário da Argentina, e que atualmente já é encontrado em vários países da América Latina.