O curso, que já está em sua 12ª edição e é chamado de escola espacial de verão, será realizado entre os dias 20 de junho e 2 de julho. Neste período, a Universidade de Samara receberá 34 jovens vindos da França, Holanda, Coreia do Sul, México, Reino Unido, Índia, Peru, Colômbia, Bolívia, Brasil, e da própria Rússia.
O projeto é realizado pela Universidade de Samara juntamente com o Centro Espacial Progress de Pesquisas e Produção de Foguetes (TsSKB-Progress), a Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovsky e com o apoio da comissão administrativa de universidades da Federação Internacional de Astronáutica.
No decorrer de duas semanas, os 34 estudantes irão aprender noções básicas de criação de nano-satélites e mecânica de voo, bem como conhecer os principais problemas relativos ao lançamento desses aparelhos em órbita e ao controle de seus movimentos e funções no espaço.
Ao fim do curso, os jovens deverão apresentar seus próprios projetos, podendo ainda firmar parcerias entre a Universidade de Samara e suas respectivas universidades.