Quarteto da Normandia reunirá na véspera da cúpula da OTAN

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoQuarteto da Normandia: Vladimir Putin, Angela Merkel, Francois Hollande, e Pyotr Poroshenko.
Quarteto da Normandia: Vladimir Putin, Angela Merkel, Francois Hollande, e Pyotr Poroshenko. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende organizar em breve uma nova reunião com os presidentes da França, Rússia e Ucrânia para conversar a questão dos acordos de Minsk, afirmou nesta segunda (20) a agência Stuttgarter Nachrichten, citando fontes governamentais.
© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensVladimir Putin, Presidente da Rússia, e Angela Merkel, Chanceler da Alemanha
Vladimir Putin, Presidente da Rússia, e Angela Merkel, Chanceler da Alemanha - Sputnik Brasil
Vladimir Putin, Presidente da Rússia, e Angela Merkel, Chanceler da Alemanha

Na semana passada foram organizadas em Minsk negociações entre os assessores dos líderes dos países participantes do Quarteto da Normandia. A fonte disse que o encontro serviu para "especificar os próximos passos de realização dos acordos Minsk".

Na véspera, o jornal também informou que o encontro entre Angela Merkel e o presidente russo, Vladimir Putin, pode acontecer "idealmente" na véspera da cúpula da OTAN em Varsóvia em 8-9 de julho, para aliviar a tensão.

​Na semana passada, Vladimir Putin disse que os parceiros da UE não devem transferir para a Rússia a responsabilidade pela situação na Ucrânia, especialmente em questões fora da competência de Moscou.

Encontro do quarteto de Normandia em Minsk - Sputnik Brasil
Acordos de Minsk podem ser implementados até o fim do mandato de Obama
"O que está escrito lá [nos acordos de Minsk]? Introduzir as emendas na Constituição até o final de 2015. Mas não podemos fazer isso pelos políticos de Kiev. Adotar a lei da anistia? Foi adotada, mas não assinada. Eu não sou o presidente da Ucrânia, não posso assinar o documento em vez dele e implementar a lei sobre o status especial [da região de Donbass]. A lei foi adotada, mas não entrou em vigor, foi adiada. Adotaram engenhosamente outra emenda, se não me esqueço, o artigo número 10, o que adiou a sua entrada em vigor. Deste jeito se pode manobrar sem parar", afirmou Putin.

O Quarteto da Normandia foi formado por Rússia, Ucrânia, Alemanha e França na tentativa de achar uma solução para o conflito envolvendo a região de Donbass, no leste ucraniano, onde em abril de 2014 as autoridades de Kiev lançaram uma operação militar para reprimir os movimentos independentistas. O confronto já deixou mais de nove mil mortos, segundo estimativas da ONU.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала