Merkel defende aumentar gastos com defesa na Alemanha

© AP Photo / Michael SohnA chanceler alemã Angela Merkel em Bundestag
A chanceler alemã Angela Merkel em Bundestag - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante um conferência econômica em Berlim, disse que o país precisa aumentar os gastos com a defesa.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia - Sputnik Brasil
Presidente da Comissão Europeia exige criação de exército da UE
“Podemos dizer com certeza que um país como Alemanha, que gasta 1,2% do PIB com a defesa, e os EUA, que reservam 3,4% do PIB à defesa, devem se aproximar (nestes parâmetros)”, citou as palavras de Merkel o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Merkel destacou que, atualmente, os países da UE não conseguem garantir de modo independente as necessidades de segurança e acabam delegando muitas funções de defesa para a OTAN. “Em uma perspectiva de longo prazo, não há nada de bom em dizer e esperar que os outros façam a defesa para nós”, disse a chefe de Estado alemã.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou a ideia de criar um exército da UE em 2015. Segundo o político, isso colaboraria para fortalecer o bloco. Essa ideia está sendo discutida de modo ativo, mas não houve nenhum avanço qualitativo na formação de uma política de defesa única no âmbito UE. Entre os principais entraves estão a dificuldade para formar um comando unificado, a condução de operações e o financiamento. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала