"A tensão aqui é em grande parte provocada de forma artificial. Se calhar, não em grande parte mas até na maior parte. Isso está relacionado à intervenção de países que não pertencem à região na regularização da situação", disse o embaixador russo.
"É por isso que a posição russa no que respeita às disputas territoriais no mar do Sul da China é bem conhecida. A nossa opinião é coerente e bastante clara: somos a favor de resolver todos os assuntos por meio de negociações entre os países envolvidos em disputas, sejam elas quais forem. Quaisquer tentativas [de países] de fora da região, muitas vezes camufladas por diverso tipo de ajuda para encontrar soluções, na nossa opinião, são destrutivas", acrescentou Denisov.
O embaixador sublinhou também que a posição da Rússia é importante para a China e para outros países envolvidos em disputas porque a Rússia não somente se baseia nas normas internacionais, mas tem uma atitude racional e equilibrada, atitude de um país que entente que resolver as disputas territoriais é criar relações que priorizam a cooperação sobre as várias divergências.