O evento criado pela pianista Simone Leitão tem como objetivo popularizar os domínios da prática da música de Câmara no país.
Nesta 5ª edição, a programação do festival privilegia o ecletismo estilístico e cultural da música de câmara através da variedade de nacionalidades entre os músicos, que reúne artistas de Cuba, Estados Unidos, Russia, Portugal e brasileiros de vários estados. O encerramento do festival de câmara acontece no dia 28 de junho, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio.
No repertório, obras desde Bach até Shostakovich, passando por canções de Mozart, Brahms, Bartók e Ravel. Há ainda momentos dedicados à música brasileira de concerto em canções de Carlos Gomes e Alberto Costa, e obras orquestrais de Egberto Gismonti, peças de câmara de Villani-Cortes e de Heitor Villa-Lobos. Também estão na programação outros compositores como os franceses Chausson e Debussy e contemporâneos portugueses.
O festival homenageia nesta edição o maestro Anacleto de Medeiros e o compositor argentino Alberto Ginastera, que completariam este ano 150 e 100 anos respectivamente.
Entre os destaques do Rio Music Week estão o aclamado Quarteto de Cordas Enso, de Nova Iorque, que nesta primeira atuação no Brasil, vai apresentar três concertos exclusivos para o festival, além do jovem violista russo Vladimir Babeshko, o premiadíssimo Art Metal Quinteto, do Rio de Janeiro e o clarinetista português Nuno Pinto.
Para saber toda a programação, basta acessar aqui o site do Rio Music Week.