Os britânicos devem definir o destino do seu país respondendo à questão "O que deve fazer o Reino Unido: permanecer na União Europeia ou sair da União Europeia?"
Primeiramente, os resultados das pesquisas mostravam que apoiantes e oponentes da permanência da Grã-Bretanha tinham uma proporção de 50/50. Entretanto, posteriormente, o número dos que eram a favor de saída cresceu de forma constante.
Nas vésperas do referendo, os apoiantes da permanência na União Europeia intensificaram a sua campanha. Contra o Brexit estão membros do governo britânico e empresários que avisam sobre uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos. Segundo a última pesquisa, 51% dos britânicos querem que o país continue sendo parte da UE.
A apuração dos votos será realizada pouco depois do fechamento de postos de votação, às 22h00 (horário local) ou 18h00 (horário de Brasília). Os primeiros resultados serão divulgados já nesta noite. Os resultados oficiais serão conhecidos na manhã de sexta-feira (24), em Manchester.