Jornalistas referem-se a um documento que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, supostamente, vai apresentar na reunião com os chefes da diplomacia do chamado Quarteto de Visegrado (República Checa, Polónia, Eslováquia e Hungria) em Praga nesta segunda-feira.
O site publicou um documento de nove páginas, preparado por Steinmeier e pelo ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault.
So Polish state TV is freaking out about new "EU superstate" while @POLITICOEurope says the exact opposite… hmm pic.twitter.com/2QtLZiUQVy
— Exen (@Exen) 27 июня 2016 г.
Além disso, os países que entrarem nesta nova união "vão perder o controle sobre suas próprias fronteiras e procedimentos de entrada e deslocamento de refugiados em seus territórios". A união prevê a criação do sistema de vistos único e a realização de uma política externa comum.
"Nossos países compartilham interesses e conjunto de valores comuns que estabelecem a base para uma união ainda mais forte entre os nossos cidadãos. Por isso vamos tentar criar a nova união política na Europa e convidamos os europeus a participar nesta entidade", disse o canal, citando o preâmbulo do documento.
Os rumores sobre a criação de uma nova entidade supranacional na Europa apareceram depois do referendo no Reino Unido, onde a maioria da população votou a favor da saída da UE.