Alegadamente o templo foi construído no início do século V a.C., informou a Fundação Volnoe Delo de Oleg Deripaska, que presta apoio aos cientistas do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, responsáveis pelas escavações.
Fanagoria é o maior monumento arqueológico da Rússia da Antiguidade. A cidade foi fundada em meados de século VI por colonos gregos e foi a capital de um dos estados mais antigos em território russo – o Reino do Bósforo.
"As escavações em Fanagoria permitiram descobrir o templo helenístico mais antigo no território da Rússia. Os cientistas começaram estudá-lo e indicam como a data da sua construção a primeira metade do século V a.C.", diz-se no comunicado.
Em 2013, na parte central de Fanagoria, onde ficava a Acrópole, centro social e político da cidade, foi descoberto e estudado um templo do século V a.C. Até o último momento os especialistas pensavam que este era o templo mais antigo helenístico encontrado na Rússia. Entretanto, na semana passada os cientistas encontraram vestígios de um outro templo, ainda mais antigo, debaixo do templo já estudado.
O comunicado diz que a área total do templo encontrado é de 14,5 metros quadrados. Era construído em tijolos crus, sem fundamento, como muitas outras construções em Fanagoria daquele tempo.