Catalunha: luta pela independência faz primeiras vitimas

© Foto / Wikipedia Parlamento da Catalunha
Parlamento da Catalunha - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os antigos dirigentes da Catalunha vão ser processados em tribunal sob acusações de realização da assim chamada "sondagem sobre a independência [da Catalunha] em relação à Espanha", que foi realizada em novembro de 2014.

Entre os acusados está o ex-chefe do governo catalão Artur Mas, a ex-vice-presidenta do Governo Joana Ortega e a antiga ministra da Educação Irene Regau. Eles são acusados de insubmissão à decisão do Tribunal Constitucional e violações administrativas, incluindo desfalques de fundos governamentais.

Apoiantes da independência da Catalunha durante a demonstração no Dia Nacional de Catalunha, Barcelona, Espanha, 11 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Catalunha submete primeira lei de ruptura com a Espanha
O juiz do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha Joan Manel Abril rejeitou a petição de revisão do caso judicial apresentada pela defesa e deliberou o início do processo judicial, diz a decisão do Tribunal.

No dia 9 de 2014 foi realizado a assim chamada "sondagem sobre a independência [da Catalunha] em relação à Espanha", apesar da decisão em contrário do Tribunal Constitucional da Espanha. Mais de 80% dos respondentes apoiaram a soberania plena desta autonomia da Espanha. Entretanto, só uma terça parte das pessoas com direito de votar tinha participado da votação.

De acordo com o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, Madri usará todos os meios políticos e legais disponíveis para impedir a independência da Catalunha. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала