O Brexit automaticamente diminuirá o apoio para os membros mais novos da UE. O Reino Unido é o segundo maior contribuinte para o orçamento do bloco, superado somente pela Alemanha. Londres sempre pagava mais do que recebia. Ao mesmo tempo, a Polônia é o maior recebedor dos recursos na Europa Oriental e Central.
A situação em relação à mão de obra migrante da Europa Oriental preocupa, envolvendo 1,2 milhão de pessoas. No Reino Unido trabalham cerca de meio milhão de poloneses. No caso da saída de Londres, a metade deles será extraditada para o país de origem. As suas transações para a pátria equivalem a 1,2 bilhão de dólares por ano, e é uma parte significativa do orçamento.
"É um tipo de teste para a Polônia. Realmente, veremos em que medida a nossa economia é atraente. Se agora o nosso desemprego está em cerca de 10%, se juntarmos os 10% dos poloneses que trabalham no Reino Unido pode vir a ser que haja duplicação do desemprego", afirmou o especialista.
Os eleitores britânicos decidiram em referendo na última quinta-feira (23), que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit — união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) — ter conquistado 51,9% dos votos. Com este resultado, o primeiro-ministro britânico David Cameron, que era a favor da permanência do Reino Unido no bloco, anunciou que deixará o cargo em outubro.