"Concordo plenamente com esta declaração", disse Can, respondendo a uma pergunta. "Sem a cooperação de todos os países do mundo, incluindo a Rússia, é impossível derrotar o mal. Toda a humanidade deve juntar esforços para fazer isso", frisou ele.
No entanto, ele pediu para não associar a fé muçulmana à ideologia terrorista.
"Pessoalmente, eu estou contra a ligação do Islã com o terrorismo. O Islã é baseado no princípio da caridade. Se matar uma pessoa, você cometeu um pecado de acordo com o Islã. Então, no Islã não existe lugar para o terrorismo. Nós (a Turquia) estamos contra o fato de que o Islã seja associado com o terrorismo", acrescentou Can em uma entrevista durante a APCEMN.
A Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro tem as suas origens a 25 de junho de 1992, quando os chefes de Estado e governo de onze países assinaram, em Istambul, a Declaração da Cúpula do Bósforo, dando origem à Cooperação Econômica do Mar Negro (CEMN), modelo de iniciativa política e econômica multilateral destinada a fomentar a interação e harmonia entre os Estados-membros, bem como, assegurar a paz, estabilidade e prosperidade, promovendo as relações de boa-vizinhança na região do mar Negro.
© Sputnik / Vitaly PodvitskyGolpe nas costas
Golpe nas costas
© Sputnik / Vitaly Podvitsky