O processo de seleção de novos membros não permanente do CS da ONU para os anos de 2017-2018 começou na terça-feira desta semanas; Este ano, sete países concorreram a cinco vagas que ficam livres em 31 de dezembro de 2016. Durante a primeira rodada de votação, Bolívia, Etiópia e Suécia garantiram seus lugares, referentes aos grupos de países da América Latina, África e Europa Ocidental. Durante a segunda rodada foi decidida uma vaga referente ao grupo de países da Ásia e do Pacífico, que ficou com o Cazaquistão.
Itália e Holanda concorreram à ultima vaga do grupo da Europa Ocidental. Como a votação ficou praticamente empatada, ministros das Relações Exteriores da Holanda e da Itália chegaram ao compromisso de dividir a vaga, cada país ficando com um ano no CS.
Os países do Leste Europeu não concorreram em 2016, pois o grupo regional já está representado pela Ucrânia, que será membro não permanente do CS da ONU até o final de 2017.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países: 5 membros permanente e 10 membros não permanentes, com rotação a cada 2 anos.