"Os micrópteros praticamente não fazem ruído e podem ser teleguiados com facilidade. São relativamente baratos e, portanto, podem ser substituídos rapidamente quando estão danificados. Essas são suas principais vantagens", disse o representante da companhia.
A fonte acrescentou que o objetivo principal deste tipo de drones será vigiar instalações militares ou industriais, bem como participar em operações de busca e salvamento realizadas em lugares de difícil acesso ou com condições de pouca visibilidade.
O Glaz é capaz de transmitir um sinal de vídeo, em direto, a partir da zona de observação, por exemplo, de zonas de combate, do epicentro de um desastre natural ou de uma catástrofe tecnológica. Não são necessários grandes conhecimentos técnicos nem uma grande infraestrutura para lançar ou comandar o novo drone. O sistema permite emitir um sinal de vídeo até uma altura de 250 metros.
A Izhmash também desenvolveu um pequeno convertiplano, o "Granat-5", um drone com motores e rotores basculantes que tem como objetivo realizar missões de reconhecimento das costas antes do desembarque de tropas. O aparelho pesa sete quilogramas, tem a capacidade de se deslocar à mesma velocidade de um avião e, além disso, decolar verticalmente. O convertiplano também pode ser lançado manualmente e é capaz de transportar uma carga útil de até um quilo.