Em maio, a empresa fabricante destes aviões, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) comunicou que o marechal da Força Aérea da Índia Jasbir Walia se tornou o primeiro chefe da IAF a realizar o primeiro voo neste avião de combate.
"O marechal da Força Aérea Jasbir Walia, comandante-em-chefe da Força Aérea do Comando aéreo do Sul, integrou aviões ligeiros de combate (LCA em inglês) Tejas nos Sistemas de Aeronaves da Força Aérea da Índia e no Estabelecimento de Ensaios na cidade de Bangalore", comunica a fonte da Força Aérea da Índia.
Os Tejas se tornaram parte do novo esquadrão destas aeronaves. O esquadrão terá mais 18 aviões do combate Tejas até 2018.
O jato é equipado com sistemas de radar multimissão israelenses Elta 2032, mísseis ar-ar Derby, modernos designadores laser e pods de direção de tiro.
A IAF vai substituir os seus velhos aviões MIG por estes aparelhos até 2022.
O projeto Tejas começou em 1985. O avião devia ter sido incorporado na Força Aérea em 1994. O projeto foi congelado, o avião depois começou a voar em 2001 mas nessa altura não foi utilizado pela IAF.