Suspeito de organizar atentado em Istambul ocupava alto cargo no Daesh

© REUTERS / Osman OrsalAeroporto de Istambul Atatürk
Aeroporto de Istambul Atatürk - Sputnik Brasil
Nos siga no
O suposto organizador do atentado terrorista no aeroporto de Istambul, Akhmed Chataev, ocupava um alto posto no chamado ‘ministério da guerra’ do Daesh (Estado Islâmico). A informação é do presidente do Comitê de Segurança da Câmara de Representantes do Congresso dos EUA, Michael McCaul.

İstanbul Atatürk Havalimanı'na saldırı - Sputnik Brasil
Primeiro-ministro da Turquia fala em 36 mortos em atentado no aeroporto de Istambul
“Provavelmente se trata do ‘inimigo número um’ do Norte do Cáucaso, na Rússia, que esteve muitas ocasiões na Síria e tornou-se um dos tenentes mais importantes do ‘Ministério da Guerra’ do Daesh”, disse o político norte-americano.

O suposto organizador do ataque de 28 de junho em Istambul, Akhmed Chataev, nativo da Chechênia, foi declarado como procurado internacionalmente pela Rússia em 2003, mas no mesmo ano ele recebeu asilo político na Áustria.

A Rússia pediu mais de uma vez sua extradição, em particular para Bulgária e a Geórgia, mas foi negada, segundo a imprensa.

Na última quinta-feira (30), fontes das forças de segurança russas criticaram defensores dos direitos humanos que lutaram pela libertação de Chataev, acusando-os de serem "cúmplices de terroristas e responsáveis pela morte de muitas pessoas no aeroporto de Ataturk".  

O atentado de 28 de junho no aeroporto de Istambul, na Turquia, provocou a morte de 44 pessoas e mais de 230 feridos após três explosões de bomba. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала