Rússia reagirá em conformidade à integração da Finlândia na OTAN

© Sputnik / Алексей Дружинин / Acessar o banco de imagensPresidente da Rússia Vladimir Putin com o seu colega finlandês Sauli Niinisto, 2016
Presidente da Rússia Vladimir Putin com o seu colega finlandês Sauli Niinisto, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Caso Finlândia se integre na OTAN, é pouco provável que as forças russas sejam retiradas da fronteira, disse o presidente da Rússia Vladimir Putin.

"Vamos imaginar que Finlândia adere à OTAN. Isso significa que as forças finlandesas vão deixar de ser independentes e vão perder a soberania plena. Elas se tornarão uma parte da infraestrutura militar da OTAN e vão se deslocar para perto da fronteira com a Rússia", disse Putin na coletiva da imprensa dos presidentes da Rússia e da Finlândia.

Bandeira da UE e Finlândia - Sputnik Brasil
Governo atual da Finlândia não vai realizar referendo sobre saída da UE
Putin lembrou que Moscou tomou a decisão de retirada das forças militares para uma distância de 1,5 mil quilômetros da fronteira com Finlândia. "E nada mudou, tudo está como era. Mas as forças da OTAN estão aumentando perto de nossas fronteiras. O que é que devemos fazer?", acrescentou ele.

Entretanto, o presidente russo acrescentou também que Moscou vai respeitar qualquer escolha do povo finlandês na questão de integração na OTAN.

Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Presidente da Finlândia reage bruscamente a pergunta sobre Putin
Segundo ele diz, a Rússia planeja começar o diálogo com a OTAN na cúpula em Bruxelas.

"O senhor presidente formulou hoje as primeiras propostas para, pelo menos, os primeiros passos que são dirigidos para o reforço da confiança e à prevenção de conflitos. Eu já disse que estou de acordo com isso, vamos tentar começar o diálogo com a OTAN na cúpula em Bruxelas", acrescentou o líder russo.

Putin acrescentou que Moscou vai reagir em conformidade à instalação de sistemas da DAM da OTAN na Polônia e ao aumento do contingente militar da Aliança, porque isso cria um perigo evidente para a Rússia. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала