Em uma reunião com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, o seu homólogo chinês Li Keqiang sublinhou o papel de Atenas no desenvolvimento das relações entre a UE e China. Ele também enfatizou que a China apoia firmemente o processo de integração na UE, porque a uma aliança próspera e estável serve os interesses de todas as partes. Alexis Tsipras, por sua vez, anunciou sua intenção de transformar a Grécia em um elemento de ligação entre a China e a UE e de promover a cooperação neste formato.
Xinhua & AMNA to deepen co-op, promote China & Greece's mutual understanding & friendship https://t.co/jCPl9UPfDf pic.twitter.com/m001qLgklg
— China Xinhua News (@XHNews) 5 июля 2016 г.
O professor da Academia Diplomática chinesa Su Hao contou em uma entrevista à Sputnik qual o papel da Grécia nas relações entre a China e a UE.
#Greece's parliament approves sale of majority stake in the Port of #Piraeus to China's COSCO @AFP pic.twitter.com/OeRv17Bypc
— David Vujanovic (@DavidVujanovic) 1 июля 2016 г.
Durante as negociações com Alexis Tsipras, Li Keqiang disse que a China está pronta para trabalhar com a Grécia na transformação do porto de Piraeus no principal centro de logística do Mediterrâneo e torná-lo em uma porta de entrada dos produtos chineses para a Europa. Isso permitirá que os dois países recebam benefícios reais da cooperação bilateral.

Este projeto é estrategicamente importante para a China, disse em uma entrevista à Sputnik Aleksei Maslov, analista da Escola superior da economia da Rússia.