“Se as autoridades turcas precisam de informação sobre os terroristas, posso dizer os seus nomes mais uma vez. Tomem notas! <…> Eles se sentem confortáveis demais na costa turca… Estou satisfeito com a normalização das relações russo-turcas. Peço ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan para tomar novamente a decisão sobre a extradição dos terroristas”
Kadyrov afirmou que Ancara foi avisada de uma ameaça terrorista, mas as autoridades turcas “apenas prometeram” extraditar os extremistas.
A imprensa turca, citando fontes da Promotoria, informou que o cidadão russo de origem chechena Ahmed Chataev foi o principal organizador do ataque terrorista. Ele era procurado pelas autoridades russas por delitos relacionados com o terrorismo, mas havia escapado para a Europa e evitado a extradição para a Rússia depois de ter obtido asilo na Áustria. Em janeiro de 2016, o Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia advertiu que Chataev encabeçara uma unidade especial dentro do grupo terrorista Estado Islâmico, encarregada de organizar ataques terroristas na Rússia e na Europa.