"A entrada dos aviões Y-20 no serviço de Força Aérea é muito importante para melhorar as capacidades de deslocação das forças estratégicas e de equipamento militar", disse o representante oficial do Ministério da Defesa da China, Shen Tsike, citado pela agência.
Segundo disse o representante, a Força Aérea da China necessita de mais meios de transporte de qualidade, para conseguir cumprir as suas missões de combate, incluindo as missões de garantia da segurança, de resgate e de mitigação de consequências de cataclismos.
O Y-20 é o primeiro avião de transporte militar pesado da China. O primeiro voo do protótipo do Y-20 foi realizado no fim de 2013.
Segundo a mídia local, a capacidade de carga do avião é de 66 toneladas, 6 toneladas mais do que avião russo Il-76. O comprimento da fuselagem é de 47 metros, a envergadura de asas alcança 45 metros, a altura — 15 metros. O peso de descolagem é superior a 200 toneladas. A autonomia de voo em estado de carregamento completo constitui aproximadamente 4,4 mil quilômetros.