David Cameron: 'Erros no Iraque não significam que invasão foi uma falha'

© AP PhotoDavid Cameron, primeiro-ministro britânico
David Cameron, primeiro-ministro britânico - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Reino Unido deve aprender as lições dos acontecimentos no Iraque, disse o primeiro-ministro britânico David Cameron.

Quarta-feira (6), uma comissão especial revelou os resultados da investigação sobre a invasão dos EUA e da Grã-Bretanha ao Iraque. Foi concluído que o governo britânico, liderado por Tony Blair, cometeu um erro e decidiu que a política do Reino Unido sobre a invasão do Iraque em 2003 foi baseada em dados de inteligência falhos.

"A coisa mais importante que podemos fazer é realmente aprender uma lição que tem sido bastante clara", disse Cameron.

No entanto, o primeiro-ministro frisou que nem sempre uma invasão é um erro.

“O início da participação numa guerra deve ser uma medida excecional, e isso deve ser feito só quando todas as alternativas que merecem confiança são esgotadas”, frisou Cameron, dando como exemplo as invasões a Kosovo e Serra Leoa.

Soldados da artilharia britânica recebem um canhão lançado do helicóptero, península Fao, sul do Iraque, março de 2003 - Sputnik Brasil
Pesquisa: Reino Unido entrou na guerra no Iraque antes disso ser o último recurso
David Cameron também afirmou que o envolvimento militar da Grã-Bretanha no Afeganistão não tinha repetido as falhas de planejamento da invasão do Iraque em 2003.

"Eu não aceito que todas as mesmas falhas sejam aparentes de alguma forma quando se trata do planejamento no Afeganistão", disse ele no Parlamento.

Os EUA e seus aliados invadiram o Iraque em março de 2003 e oficialmente retiraram suas tropas em 2011. Cerca de 200 mil soldados e civis morreram por causa da guerra, que levou à derrubada do governo de Saddam Hussein. De acordo com o Ministério da Defesa britânico, 179 militares morreram durante a guerra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала