Ministro da Defesa dos EUA: OTAN vai conter, mas também vai cooperar com a Rússia

© REUTERS / Jonathan Ernst/FilesSecretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter
Secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN está alterando o seu foco do apoio aos parceiros na Europa para a contenção da Rússia, mas continua a cooperar com Moscou, nas áreas em que isso é possível, declarou nesta quinta-feira o ministro da Defesa dos EUA, Ashton Carter, aos jornalistas que o acompanham em sua viagem à Varsóvia, no âmbito da cúpula da aliança.

Navio turco do grupo militar da OTAN TCG Turgutreis realiza manobras no mar Negro, 16 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Stratfor prevê agravamento na luta entre Rússia e OTAN pelo mar Negro
"O tema central dessa cúpula é o futuro da abordagem da OTAN em relação à Rússia, que é firme e equilibrada. Firme — no sentido de contenção da agressão na Europa. Por isso, um dos importantes temas da cúpula será a transição da estratégia de apoio aos aliados, que foi a resposta promária da OTAN para o comportamento ilegal da Rússia na Crimeia, para a fase de contenção. Aliança não focava sua atenção nisso durante um quarto de século, mas agora fará isso", disse Carter.

Ele destacou, em contrapartida, que "a OTAN continua a trabalhar com a Rússia, em áreas onde isso é possível, e continua sendo aberta para uma cooperação mais ampla, como sempre foi, desde o momento do fim da 'Guerra Fria'".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала