De acordo com o líder da Ucrânia, hoje a União Europeia está passando por uma "crise de fé", por causa do referendo sobre a saída do Reino Unido da União.
"Em todos os lugares onde a ideia europeia acaba, aparece um vácuo que é preenchido por algo muito parecido com o egoísmo nacional. Preenchido por ganância e filisteísmo, apresentados como pragmatismo. Aqueles que querem sair da UE não são sonhadores, querem sim mais poder e menos responsabilidade", disse Poroshenko em um artigo.
"Nesta 'crise de fé', aqueles que ainda acreditam não são o problema, mas parte da solução. E em nenhum lugar na Europa você vai encontrar tal fé na UE como na Ucrânia. Mas não é porque nós não conheçamos os pontos fracos de uma Europa unida, mas porque estamos vendo alternativas", diz o presidente, acrescentando que "para aqueles que têm fé, chegou a hora de tomar a decisão".
Brexit spurs new worries in Ukraine over its future with EUhttps://t.co/zDOS0i8Sqn pic.twitter.com/Bi0j1d7MsZ
— Wall Street Journal (@WSJ) 4 июля 2016 г.
A integração europeia é uma das direções da política externa ucraniana. Antes, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, afirmou que a Ucrânia precisaria de 20 ou 25 anos para aderir à União Europeia e OTAN.