Um dos eles é Alexander Cerny que é deputado do Parlamento da República Tcheca pelo Partido Comunista e o vice-chefe do Comitê da Defesa e Segurança.
Sputnik apresenta os comentários do político sobre o assunto:
"Durante os últimos dias surgiu a informação que vários meses atrás recebemos um pedido do exército dos EUA para a autorização de voos de aviões não tripulados, cujo tamanho é igual ao de aeronaves de carga. Os representantes da República Tcheca acreditam que seja necessário informar a comunidade sobre essas propostas. Neste momento houve a reação do Ministério da Defesa que, segundo seu secretário da imprensa, faz tudo para que as aeronaves militares não tripuladas dos EUA possam voar sem restrições sobre o território da nossa republica. Há informações que eles estão trabalhando para que tudo esteja em conformidade com as nossas leis e com elevado grau de segurança".
Segundo ele, há a impressão de que a República Tcheca recusa sua soberania em prol da prosperidade dos assim chamados parceiros.
"É evidente que os EUA têm a falsa opinião de que a Rússia está criando problemas. Somos um país livre, mas neste caso muitos têm a impressão de que somos simplesmente criados dos EUA, ou melhor dizendo da OTAN", acrescentou ele.