Por que drones dos EUA são perigosos para República Tcheca

© AP Photo / Northrop Grumman via Marinha dos EUA, Erik HildebrandtDrone RQ-4 Global Hawk
Drone RQ-4 Global Hawk - Sputnik Brasil
Nos siga no
O exército dos EUA pediu a autorização da República Tcheca para a realização de voos de drones Global Hawk. Vários políticos tchecos se manifestaram contra isso.

Um dos eles é Alexander Cerny que é deputado do Parlamento da República Tcheca pelo Partido Comunista e o vice-chefe do Comitê da Defesa e Segurança.  

Sputnik apresenta os comentários do político sobre o assunto:

"Durante os últimos dias surgiu a informação que vários meses atrás recebemos um pedido do exército dos EUA para a autorização de voos de aviões não tripulados, cujo tamanho é igual ao de aeronaves de carga. Os representantes da República Tcheca acreditam que seja necessário informar a comunidade sobre essas propostas. Neste momento houve a reação do Ministério da Defesa que, segundo seu secretário da imprensa, faz tudo para que as aeronaves militares não tripuladas dos EUA possam voar sem restrições sobre o território da nossa republica. Há informações que eles estão trabalhando para que tudo esteja em conformidade com as nossas leis e com elevado grau de segurança".

República Tcheca - Sputnik Brasil
Presidente da República Tcheca quer referendo à permanência do país na OTAN e UE
"Parece que, a nossa elite governante não se preocupa com fato de as aeronaves não tripuladas Global Hawk estarem equipadas com o tecnologias de espionagem, que podem fazer muitas coisas necessárias aos EUA além de tirar fotografias. Como por exemplo, monitorar conversas telefónicas. Os alemães já tinham enfrentado este problema. Eles tiveram muitas dificuldades com isso", acrescentou Cerny.

Segundo ele, há a impressão de que a República Tcheca recusa sua soberania em prol da prosperidade dos assim chamados parceiros.

"É evidente que os EUA têm a falsa opinião de que a Rússia está criando problemas. Somos um país livre, mas neste caso muitos têm a impressão de que somos simplesmente criados dos EUA, ou melhor dizendo da OTAN", acrescentou ele.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала