Sistema de defesa antimíssil na Coreia do Sul não é direcionado contra China ou Rússia

© flickr.com / Agência de Defesa contra Mísseis (ADM) dos EUADois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido.
Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O sistema de defesa antimíssil estadunidense Terminal High Altitude Area Defense (THAAD, na sigla em inglês) na Coreia do Sul não é direcionado contra qualquer país terceiro, afirmou o chanceler sul-coreano Yun Byung-Se nesta segunda-feira (11).

Na sexta-feira (8), a Coreia do Sul e os Estados Unidos anunciaram que concordaram em implantar o sistema THAAD, controlado pelos militares estadunidenses, na Coreia do Sul para combater a ameaça de mísseis da Coreia do Norte. O sistema THAAD é projetado para interceptar mísseis balísticos de alcance curto, médio e intermediário. 

Os governos da Rússia e da China protestaram contra a decisão, afirmando que o acordo para implantar o sistema THAAD terá um impacto negativo sobre a estabilidade estratégica global.

Sistema de defesa antiaérea S-400 - Sputnik Brasil
Rússia pode instalar mísseis no oriente para responder à defesa antimíssil na Coreia
Os planos para implantar o sistema de defesa antimíssil THAAD foram anunciados na semana passada. Em seu discurso à comissão parlamentar das relações exteriores, Yun Byung-Se observou que THAAD "não está direcionado contra a China, a Rússia ou qualquer outro terceiro país. <…>Em particular, no que se refere à China e à Rússia <…> nós queríamos sublinhar que está baseado [a nossa decisão] no direito de defender-nos de armas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, que estão aumentando em número diariamente".

De acordo com Yun, o governo de Seul continuará a defender a necessidade de instalar o sistema THAAD.

​No domingo, a mídia local relatou que milhares de pessoas continuaram os protestos contra o sistema THAAD na Coreia do Sul, que começou no sábado.

© AFP 2023 / Jung Yeon-JeProtesto em Seul contra a implantação do sistema antimísseis Thaad.
Protesto em Seul contra a implantação do sistema antimísseis Thaad. - Sputnik Brasil
Protesto em Seul contra a implantação do sistema antimísseis Thaad.

Na segunda-feira, a Coreia do Norte ameaçou com uma "ação física", em resposta a estes planos norte-americanos na Coreia do Sul.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала