Oposição turca pede referendo sobre iniciativa de Erdogan para refugiados sírios

© REUTERS / Umit BektasPresidente da Turquia Tayyip Erdogan. 16 de março, 2016
Presidente da Turquia Tayyip Erdogan. 16 de março, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Selahattin Demirtas, copresidente do Partido Democrático dos Povos (HDP), facção da oposição turca, pediu nesta terça-feira (12) ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, a realização de um referendo sobre a iniciativa presidencial de conceder cidadania aos refugiados sírios.

"Eles [o governo] estão usando os sírios como uma ferramenta de política interna. Em primeiro lugar, o presidente não tem essa competência para decidir sobre isso por si mesmo. Mas se ele confia tanto em si mesmo, então OK, vamos levar [a questão] a referendo", disse Demirtas, citado pela agência de notícias Dogan, observando que, de fato, é impossível resolver o problema dos refugiados apenas alimentando o nacionalismo e a onda "racista e chauvinista" contra os sírios.

Syrian refugees wander around a refugee camp in Suruc, on the Turkey-Syria border, Friday, June 19, 2015 - Sputnik Brasil
Erdogan: Turquia está disposta a naturalizar refugiados sírios
Demirtas disse ainda acreditar que os planos de fornecer casas aos sírios que se tornariam cidadãos turcos não eram baseados em nenhuma lei existente na Turquia.

"Ele [Erdogan] está dizendo que 'há advogados e médicos entre eles [os refugiados sírios]. Então ele está indo pessoalmente selecionar quais imigrantes aceitar também", afirmou o líder da oposição.

Em 2 de julho, Erdogan disse que o Ministério do Interior estava preparando uma regulação que iria oferecer cidadania aos sírios no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала