Em discurso para cerca de 60 esportistas, Temer pediu dedicação aos atletas brasileiros para obterem bons resultados na competição internacional, pois o mundo estará de olhos voltados para o país.
"Para nós este é um grande momento do Brasil. É o momento em que 5 bilhões de pessoas estarão assistindo aos Jogos Olímpicos, mas na verdade estarão vendo o Brasil, e deverão ver o Brasil em primeiro lugar por meio dos seus atletas, ou seja, cada medalha que nós ganharmos, que nós exibirmos, nós vamos revelar a pujança do esporte no Brasil."
Temer fez questão de destacar sem citar a crise política no país, que os Jogos são um momento de confraternização universal, e que a competição vai servir para mostrar ao mundo que o Brasil está sob controle, com as instituições funcionando e vivendo em uma democracia estável.
"O esporte é o meio de integrar as pessoas e fazê-las amigas, fraternas, que é o que também estamos fazendo no Brasil. Quando vocês puderem ostentar as medalhas, nós estaremos revelando o Brasil ao mundo, e revelando um Brasil onde a democracia é estável, onde as coisas estão caminhando muito bem, onde as instituições funcionam. Portanto, os senhores serão durante as Olimpíadas os embaixadores do nosso país. Será pela embaixada que o senhores fizerem, que nós vamos divulgar o Brasil."
O presidente interino encerrou dizendo a frase: "sempre se diz que no esporte, o importante é competir. Para nós, é importante competir, mas também ganhar."