A três semanas do início dos jogos, cerca de dez ministros recebem treinamento especial de como falar com a mída. O trabalho está sendo feito por uma empresa privada de comunicação corporativa, a CDN Comunicação, que reuniu um time de especialistas que estão dando orientações, em especial para os titulares daquelas pastas mais suscetíveis ao interesse dos correspondentes estrangeiros, como segurança, infraestrutura, turismo, entre outras.
Além de atividades para aperfeiçoar a oratória, feitas com o auxílio de câmeras, o treinamento oferece ainda informações sobre os veículos estrangeiros, de acordo com cada ministério. Entre os assuntos que são abordados estão temas considerados sensíveis, possíveis abordagens e perguntas que serão feitas pelos jornalistas, a elaboração de pautas positivas, que ressaltem a credibilidade e os esforços feitos pelo governo brasileiro para que os jogos sejam um sucesso, e a escolha das melhores expressões a serem utilizadas nas entrevistas.
Entre os ministros que estão passando por esse treinamento especial estão o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; Leonardo Picciani (Esportes) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Apesar de estar na linha de frente de interesse por parte dos jornalistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, não solicitou os serviços do midia training.
A Sputnik Brasil procurou a CDN Comunicação para obter mais detalhes do treinamento, e foi informada que não havia nenhum dos coordenadores disponíveis nesta quinta-feira, 14, para prestar maiores esclarecimentos.