No entanto, mais tarde, o vice-presidente do partido governista Yasin Aktay, comentando as palavras de Yildirim, disse que "neste caso não se trata de normalização das relações com a Síria se Assad ficar no poder".
Turkey's PM @BA_Yildirim talks exclusively to @bbczeinabbadawi about Assad, Syria & Erdogan. Watch Thursday pic.twitter.com/VYAk3NNiIy
— BBC HARDtalk (@BBCHARDtalk) 13 июля 2016 г.
"No âmbito da formação do sistema de valores e relações internacionais, as autoridades turcas reconheceram a ineficácia da política de pressão, e, redefinindo suas relações com países amigos, aliados e parceiros, estão procurando uma estratégia que leve em conta os interesses mútuos de todas as partes", disse ele.
"Para reforçar o efeito positivo da normalização das relações, a Turquia tem que desenvolver uma tal abordagem da discussão de temas internacionais e regionais, em que os objetivos da política da Turquia no Oriente Médio e seus interesses nacionais coincidam com as expectativas e interesses da Rússia. Vou sublinhar mais uma vez: os primeiros passos no sentido de degelo nas relações entre a Turquia e a Rússia são muito importantes. Mas, para reforçar o efeito positivo deste processo, a liderança turca deve ampliar a cooperação com a Rússia no Oriente Médio e, primeiramente, na Síria", concluiu o experto.
