Paes participou neste domingo, na Sociedade Civil Mandala, na Barra da Tijuca, da entrega oficial do uniforme que os torcedores do Lokomotiv Yaroslavl enviaram para os jogadores do Lokomotiv Rio, clube carioca de hóquei inline fundado em 2013 em homenagem ao time russo. Também presente na cerimônia, o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, disse estar confiante na presença da delegação russa nas Olimpíadas.
"O esporte deve ser esporte. Não é política. Essa é a nossa posição".
De acordo com o rascunho de uma carta obtido pela Reuters, as agências antidoping dos Estados Unidos e de vários países planejam pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para proibir a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, por alegações de uso generalizado de doping no país. O documento deve ser enviado logo após a divulgação do relatório-chave sobre as acusações de doping durante os Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, planejada para essa segunda-feira, 18.
A equipe de atletismo da Rússia já foi proibida pela Associação Internacional de Atletismo (IAAF) de participar da Rio 2016, por grande número de violações das regras antidoping.