China apoia Turquia nos esforços de proteger a segurança nacional

© AP Photo / Emrah GurelGolpe militar na Turquia
Golpe militar na Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China apoia os esforços das autoridades turcas nos seus esforços para garantir a segurança e a estabilidade nacional após a tentativa de golpe, manifestando satisfação com o restabelecimento da ordem no país. A declaração é do porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kan.

Turkish Supporters are silhouetted against a screan showing President Tayyip Erdogan during a pro-government demonstration in Ankara, Turkey, July 17, 2016. - Sputnik Brasil
Opinião: situação na Turquia ainda não está clara
Na sexta-feira à noite, as autoridades turcas anunciaram uma tentativa de golpe militar no país. Os militares, por sua vez, declararam a transferência de poder para as suas mãos. Na manhã de sábado, soldados rebeldes começaram a se render e o Governo afirmou que a tentativa de golpe tinha falhado. 

Agentes de segurança turcos detiveram mais de 6.000 pessoas, incluindo oficiais militares de alto escalão. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores turco, 290 pessoas foram mortas como resultado da tentativa de golpe. 

"A situação na Turquia no momento: a ordem, em geral, foi restabelecida, e  a situação está estabilizada. Expressamos nossa alegria em relação a isto… A China apoia os esforços do lado turco de garantir a segurança e a estabilidade nacional", diz o comunicado da diplomacia chinesa, publicada no site do Ministério das Relações Exteriores da China.

O porta-voz da chancelaria chinesa também comentou que a situação na Turquia tem uma grande influência no mundo e na estabilidade no Oriente Médio. 

Lu Kan ainda destacou os cidadãos chineses que se encontravam no aeroporto de Istambul não foram afetados pelos acontecimentos na Turquia, informando que os chineses deixaram o país em segurança. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала