Tensões ao rubro: Pequim começa exercícios militares no mar do Sul da China

© AFP 2023 / Adam WarzawaNavio da Marinha chinesa Qiandaohu e fragata Yiyang
Navio da Marinha chinesa Qiandaohu e fragata Yiyang - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China vai realizar exercícios militares no território do mar do Sul da China, diz o comunicado da Agência da Segurança Marítima da China.

A agência comunicou ainda as coordenadas do território abrangido pelos exercícios e as datas: estes terão início no dia 18 de julho e acabarão em 21 de julho.

O comunicado aponta que é proibido entrar na zona dos exercícios durante a sua realização.

Cidade de Sansha na ilha de Yongxing, também conhecida como ilha de Woody, no Mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Li Keqiang pede ao Japão para não intervir na disputa no mar do Sul da China
Há poucos dias, o Tribunal de Haia estabeleceu que a China não tem fundamentos para reclamar os territórios em disputa no mar do Sul da China. Pequim já respondeu que não reconhece a decisão. 

Vários países, incluindo a China, o Japão, o Vietnã e as Filipinas, têm desacordos sobre as fronteiras marítimas e zonas de influência no mar do Sul da China e mar da China Oriental. A China acredita que alguns deles, como as Filipinas e o Vietnã, aproveitando o apoio dos EUA, escalam a tensão na região. Em janeiro de 2013, as Filipinas contestaram unilateralmente as reclamações da China em relação a uma série de territórios no mar da China do Sul no Tribunal Internacional do Direito do Mar, mas Pequim se recusou oficialmente a abordar essas questões no âmbito jurídico internacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала