Turquia arrisca a ser expulsa da OTAN

© AFP 2023 / BENOIT DOPPAGNE / BELGA Bandeiras da Turquia e da OTAN
Bandeiras da Turquia e da OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em caso de incumprimento das normas democráticas e do Estado de direito, a Turquia pode ser expulsa da OTAN.

O secretário de Estado dos EUA John Kerry declarou que a Turquia pode ser expulsa da OTAN se não respeitar os princípios da democracia na sua gestão do falhado golpe militar. 

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. - Sputnik Brasil
'OTAN se preocupa com cooperação energética entre Rússia e Turquia'
De acordo com o político, como membro da aliança, a Turquia deve agir no quadro de Estado de direito ao punir os golpistas. 

"A OTAN exige democracia" e a aliança pretende avaliar as ações de Ancara contra os rebeldes militares, disse John Kerry na segunda-feira durante uma coletiva de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.  

A resposta do governo turco ao golpe do estado falhado preocupa os EUA e a UE, uma vez que as autoridades turcas estão classificando os rebeldes como "um câncer que deve ser erradicado" das instituições públicas. 

Avião turco Northrop F-5 Freedom Fighter faz manobras durante a celebração de 100 aniversário de Batalha dos Dardanelos, Turquia, abril de 2015 - Sputnik Brasil
Turquia garantirá segurança na cúpula da OTAN
Neste sentido, o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan declarou que os golpistas vão "pagar um preço alto" e que o governo está discutindo a introdução da pena capital para as pessoas que participaram no golpe.  

John Kerry também manifestou o apoio ao governo eleito e acrescentou a importância da manutenção da estabilidade e paz no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала