Na semana passada o dispositivo com leite materno começou a ser utilizado para alimentar bebês prematuros que nasceram no instituto.
De acordo com Subhash Chandra Parija, diretor do JIPMER, cerca de 1,5 mil bebês nascem no instituto cada mês. Cerca de 30% deles são prematuros ou têm peso baixo ao nascer. Assim, o ATM é uma tentativa de cuidar de forma inovadora deste tipo de crianças, que necessitam muito de carinho adicional bem como de uma boa alimentação.
"O leite materno é extremamente importante para os recém-nascidos. Mas há muitos casos em que o bebê não pode ter leite da mãe. Quando a mãe sofre de problemas na lactação, doenças pós-parto ou infeções tipo HIV, hepatite ou infeção fúngica dos mamilos, o bebê sofre da falta de leite humano," disse Subhash Chandra Parija, explicando a necessidade das máquinas.
Então, as máquinas que dispensam leite materno humano podem muito em breve resolver os problemas de alimentação de um vasto número de crianças com peso insuficiente, além de aliviar as preocupações das mães que, por uma ou outra razão, não têm seu próprio leite.