Nesta segunda-feira (18), o aeroporto de Lisboa inaugurou o uso do sistema automatizado chamado Rapid4All que torna mais breve a passagem pela fronteira de cidadãos de nove países (EUA, Canadá, Austrália, Brasil, Venezuela, Japão, Coreia do Sul, Singapura e Nova Zelândia), mas só na saída de Portugal.
Os seus colegas do Aeroporto do Porto referiram, falando com a Sputnik, que o sistema Rapid já está sendo usado para facilitar controle de passaportes, mas só para voos dentro da Europa, já que o aeroporto não possui o Rapid4All novo que poderia facilitar a saída de passageiros para outros países, inclusive o Brasil.
O Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID) atualmente está instalado nos aeroportos de Faro, Lisboa, Porto, Madeira e Açores.
Infelizmente, nenhum dos telefones do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que controla a entrada do sistema em território português no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), onde ele foi inaugurado, não respondeu e o pedido de comentário por e-mail ficou sem resposta.