Professores universitários são proibidos de sair da Turquia

© AFP 2023 / STR / TURKISH PRESIDENTIAL PRESS OFFICEPresidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (Arquivo)
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (Arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ainda na esteira das medidas adotadas após a tentativa fracassada de golpe na semana passada, o Conselho Superior de Educação da Turquia proibiu todos os professores universitários de sairem do país, pediu o retorno imediato de acadêmicos que estejam fora do território turco e suspendeu a atividade de educadores em todas as universidades do país.

As restrições de viagem, segundo relatou a emissora estatal TRT, foram estabelecidas depois da suspensão de mais de 15.000 trabalhadores da educação, bem como das demissões exigidas a todos os reitores universitários do país.

Mesquita Kocatepe, Ancara - Sputnik Brasil
É oficial: WikiLeaks bloqueado na Turquia por divulgar e-mails do partido no poder
Até o momento, 9.332 pessoas foram detidas após a tentativa frustrada de golpe ocorrida no último dia 15. O expurgo levado a cabo pelo presidente turco após o levante que deixou mais de 200 mortos já atingiu dois conselheiros presidenciais, 492 funcionários da Presidência de Assuntos Religiosos, 100 policiais, 6.038 militares, 755 juízes e promotores, mais de 250 funcionários do Gabinete do Primeiro-Ministro e 650 civis. 

Além disso, mais de 28 mil pessoas foram demitidas de várias organizações governamentais, como o Conselho Superior de Educação, o Ministério da Educação, a Agência Nacional de Inteligência, a Presidência de Assuntos Religiosos, o Ministério da Família e Política Social, o Ministério das Finanças e o Departamento de Controle de Mercados Energéticos. 

A obsessão do governo turco com as universidades deriva da suspeita de que muitas delas estariam ligadas ao grupo FETO, um movimento que, de acordo com a versão oficial de Ancara, seria liderado pelo clérigo Fethullah Gulen, considerado pelas autoridades turcas como o "cérebro" da tentativa de golpe.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала