De acordo com a Agência Brasil, a assessoria de Itamaraty revelou que o pedido foi encaminhado às secretarias de segurança pública de estados que têm uma ou mais representações francesas.
Ainda segundo o ministério brasileiro, o governo francês não deu justificativas para o pedido. Sebe-se, no entanto, que o país vem passando por episódios de atentados contra civis em locais de grande concentração, como foi o caso de Nice, na semana passada, e de Paris, em setembro de 2015.
A poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o assunto terrorismo ganha espaço nos noticiários. Na semana passada, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a França é uma das delegações classificadas como de alto risco.
Na última terça-feira (19), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) disse, em nota, que está apurando as ameaças relacionadas à segurança dos jogos. “Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo".