O lema do II Festival de Fogos de Artifício é "Pintaremos o céu de todas as cores!" e os participantes nesta sexta-feira (22) estão se preparando para fazer um show grandioso no parque recentemente renovado de Brateevo em Moscou.
O favorito do festival, de acordo com vários organizadores e participantes, é a equipe de Portugal Macedo’s Pirotecnia Lda. que é um negócio de família. A equipe possui o recorde do Guinness que recebeu em 2006 pela maior exibição pirotécnica com 66.326 fogos de artifício que teve lugar no Funchal, Madeira, Portugal.
À capital russa chegaram Carlos Macedo, da terceira geração, com seu filho Rui, de 24 anos. Eles admitem que de fato quase "nasceram na pólvora" e a pirotecnia é a sua paixão.
Rui Macedo acabou recentemente o curso de arte pirotécnica e agora admite que sempre quis participar do negócio de família.
Falando sobre o festival e o concurso que, além de lugares premiados (que ainda serão acompanhados de uma certa soma monetária, além de um título prestigioso) ele notou ironicamente:
"Claro que queremos ganhar, vamos tentar <…>. Se não fosse para ganhar, não estávamos cá."
Atualmente, o tempo na capital russa deixa um pouco a desejar: a chuva provoca preocupações de muitos, mas os organizadores e participantes não parecem ter ficado nervosos. A área com explosivos está situada em uma margem do rio e os espectadores ficarão sentados na outra.
Segundo Rui Macedo, sua equipe mostrará um espetáculo diferente, chamado Emotions, com a música do filme "Missão impossível".
O seu pai louvou o festival dizendo que é bom que os habitantes de Moscou tenham possibilidade de assistirem a diferentes tipos e culturas pirotécnicas. Os leitores da Sputnik também terão essa possibilidade, já que durante todo o fim da semana vamos continuar partilhando da experiência através de transmissões ao vivo no Periscope e por via da nossa conta no Twitter.