Obama: EUA não sabiam que Turquia enfrentaria um golpe de Estado

© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensPresidente dos EUA Barack Obama
Presidente dos EUA Barack Obama - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente americano Barack Obama declarou que os EUA não sabiam que um golpe vinha sendo preparado na Turquia e não tiveram qualquer relação com o mesmo.

“Quaisquer informações dizendo que nós [EUA] sabíamos sobre a tentativa de golpe de Estado, que houve alguma participação dos EUA, que nós fizemos algo que não fosse apoiar totalmente a democracia na Turquia – são totalmente mentirosas. Eu disse eu ao presidente [Tayyip] Erdogan” – disse Obama em coletiva de imprensa que seguiu ao seu encontro com o presidente do México Enrique Peña Nieto.

“Esse tipo de boato cria riscos para nossas pessoas [americanos] na Turquia” – acrescentou o presidente norte-americano.

Obama destacou ainda que a tentativa fracassada de golpe não deve provocar violações de liberdades civis ou perseguição da oposição legítima na Turquia.

Barack Obama e Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
EUA continuarão cooperando com a Turquia na luta contra o Daesh – Obama
Nas suas palavras, “os EUA, como amigo e parceiro da Turquia, fazem um apelo para que os métodos de usados nas investigações estivessem em conformidade com as normas previstas na lei e as liberdades fundamentais sustentadas pelo povo turco”.

O líder americano frisou ainda que os mesmos pedidos também foram dirigidos por ele pessoalmente para Erdogan. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала