"Nós consideramos que a luta contra este mal deve ser realizada com base em esforços conjuntos concentrados na solução política da crise na Síria, Iraque, Líbia, Iêmen e outras áreas de tensão, com base na soberania e integridade territorial de todos os países e através do diálogo e na busca de harmonia nacional", diz a mensagem de Putin dirigida aos chefes de Estado e de Governo dos países membros da Liga Árabe que se encontram na Mauritânia para a vigésima sétima cúpula da entidade.
Greetings to Arab League heads of state and government https://t.co/zmYkg0ZBOG
— Russia Today News (@TodayRussia) 25 июля 2016 г.
O documento confirma que "a Rússia está disposta a reforçar plenamente a cooperação com os membros da Liga Árabe para garantir a segurança regional e o combate contra o terrorismo internacional".
A situação no Oriente Médio e no Norte da África tem agravado seriamente, disse o presidente russo.
"A agenda desta cúpula está saturada, primeiramente, por causa dos problemas que pioraram recentemente no Oriente Médio e Norte da África", ressaltou Putin.
Isso, segundo o líder russo, exige um maior papel da Liga Árabe como uma plataforma importante para o diálogo multilateral e a tomada de decisões coletivas.
O presidente ressaltou que Moscou está pronto para contribuir para a solução da questão palestina por meio de diálogo bilateral ou multilateral.
Arab leaders set to convene for #Mauritania summit https://t.co/qGaGByBZ2v #ArabLeague pic.twitter.com/UlQC4FzBRy
— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) 25 июля 2016 г.
"Consideramos inaceitável o atual status quo e exigimos a criação de condições para relançar o mais rápido possível o processo de negociação para criar um Estado palestino independente, viável e integro, com a capital em Jerusalém Oriental", diz a carta do líder russo.