Com a expectativa do número de visitantes estrangeiros chegar a 1 milhão de pessoas durante as Olimpíadas, os empreendimentos vão desde o uso alternativo de hospedagens ao uso do logo olímpico para embalar drogas por traficantes.
Motéis viram alternativa de hospedagem
Empresários do setor buscam diminuir os estereótipos e preconceitos com este tipo de estabelecimento e entram na rota das opções de hospedagem na cidade. Localização perto de pontos de transportes públicos e proximidade com os locais que receberão os eventos esportivos beneficiam setor de motéis.
Além disso, o mercado vem se adaptando para ser utilizado tanto como motel quanto como hospedagem, e, para isso, muitos pontos fazem processo de transição, mudando a decoração e estilo dos estabelecimentos para atender a uma demanda mais diversificada.
“É um processo que já vinha ocorrendo. Era cansativa aquela decoração pesada, muito característica, com muitos espelhos, tapete vermelho. Acabamos fazendo uma operação para fazer com que se tornasse clean”, explicou o empresário Antônio Cerqueira, proprietário de motéis no Rio.
Venda de comidas típicas brasileiras
Qualquer um que frequente as praias e os principais eventos culturais cariocas sabe que é muito comum a prática de empreendimentos informais de vendas de diversas comidas típicas brasileiras. Com a chegada das Olimpíadas, quem quer faturar uma graninha a mais investe cada vez mais na culinária do país.
Para conquistar o paladar e o investimento dos visitantes estrangeiros, vale tudo: tapioca, acarajé, pão de queijo, brigadeiro, minifeijoada, e tantos outros doces e quitutes da rica culinária brasileira.
Aluguel de quartos e casas
O modelo costuma ser muito atrativo para jovens, possibilitando um intercâmbio cultural entre visitantes e anfitriões, além de possibilitar preços mais acessíveis, enquanto diárias de hotéis costumam chegar a centenas de reais.
Redes sociais e plataformas na internet como o site ‘Airbnb’, por exemplo, têm sido ferramentas facilitadoras para este tipo de negócio informal.
Apreensão de drogas com anéis olímpicos
E o mercado ilícito também se adiantou e buscou uma maneira inusitada para promover o seu produto. Em uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada nessa semana na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro, policiais militares e agentes da Polícia Civil encontraram pequenos papelotes de cocaína estampados com os anéis olímpicos e o logo dos Jogos “Rio 2016”.
Ao todo, os agentes e militares apreenderam 93 papelotes de cocaína, 28 papelotes de crack e, ainda, 13 munições de calibre. 40, armamento de uso restrito.