"O posto aéreo de comando se destina a comandar as Forças Armadas e as Forças Estratégicas Nucleares do nosso país em caso de possível ataque nuclear contra a Federação Russa. Isto é feito para assegurar um sistema de comando estável. Posso dizer que, além do posto aéreo de comando, o Estado-Maior da Força Aérea do nosso país, o centro nacional de defesa da Rússia tem à sua disposição um sistema de centros de comando móveis subterrâneos e aéreos, que têm linhas de comunicação da reserva", disse Igor Korotchenko.
O posto de comando especial com base no avião Il-96-400 representa a terceira geração deste tipo de sistemas. No fim do ano de 2015, o Ministério da Defesa recebeu o posto de comando de segunda geração criado com base no Il-80.
"Ele garante a inevitabilidade de uma retaliação nuclear em caso de qualquer país efetuar um ataque nuclear contra a Rússia. Ou seja, graças ao este posto aéreo um ataque contra o nosso país não ficará sem uma resposta de retaliação. Qualquer país que atente contra a segurança ou integridade territorial da Rússia, que comece uma guerra contra nós ou realize um ataque repentino, irá obter a resposta. O posto aéreo de comando garante a possibilidade de validação de medidas com aproveitamento de todas as capacidades que a Rússia possui, incluindo sua capacidade nuclear", acrescentou o analista militar.
Hoje em dia são só os EUA é que têm este tipo de equipamento técnico.