Opinião: 'avião do Juízo Final' russo garante retaliação nuclear

© Sputnik / Valeriy Melnikov / Acessar o banco de imagensUm operador no centro de comando russo
Um operador no centro de comando russo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O editor-chefe do jornal russo "Defesa Nacional" e analista militar Igor Korotchenko falou no ar da rádio Sputnik sobre os meios disponíveis para garantir a segurança nuclear na Rússia.

Su-25 - Sputnik Brasil
Tudo que você queria saber do avião de combate russo Su-25
O avião foi equipado com um sistema de comunicações especial por encomenda do Ministério da Defesa da Rússia. No tempo de paz o avião vai ser usado para transportar altos funcionários do Ministério em viagens de serviço.

"O posto aéreo de comando se destina a comandar as Forças Armadas e as Forças Estratégicas Nucleares do nosso país em caso de possível ataque nuclear contra a Federação Russa. Isto é feito para assegurar um sistema de comando estável. Posso dizer que, além do posto aéreo de comando, o Estado-Maior da Força Aérea do nosso país, o centro nacional de defesa da Rússia tem à sua disposição um sistema de centros de comando móveis subterrâneos e aéreos, que têm linhas de comunicação da reserva", disse Igor Korotchenko.

Sukhoi PAK FA T-50 - Sputnik Brasil
Novo caça russo será ultrassônico e invisível
Tudo isso, segundo diz, garante a estabilidade do sistema de comando militar. 

O posto de comando especial com base no avião Il-96-400 representa a terceira geração deste tipo de sistemas. No fim do ano de 2015, o Ministério da Defesa recebeu o posto de comando de segunda geração criado com base no Il-80.

"Ele garante a inevitabilidade de uma retaliação nuclear em caso de qualquer país efetuar um ataque nuclear contra a Rússia. Ou seja, graças ao este posto aéreo um ataque contra o nosso país não ficará sem uma resposta de retaliação. Qualquer país que atente contra a segurança ou integridade territorial da Rússia, que comece uma guerra contra nós ou realize um ataque repentino, irá obter a resposta. O posto aéreo de comando garante a possibilidade de validação de medidas com aproveitamento de todas as capacidades que a Rússia possui, incluindo sua capacidade nuclear", acrescentou o analista militar. 

Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter - Sputnik Brasil
Problemático ‘caça do futuro’ americano pode ser inferior ao T-50 russo
O posto aéreo de comando estratégico se destina a ser usado em condições de posicionamento operacional de forças, de ausência de infraestrutura terrestre ou de falha de funcionamento dos pontos de comando e centros e linhas de comunicações terrestres. 

Hoje em dia são só os EUA é que têm este tipo de equipamento técnico. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала