"A Turquia está interessada em que o gás entre diretamente, sem passar por outros países em trânsito, e no âmbito desta Corrente Turca existe pelo menos uma linha para os consumidores turcos, a linha de 15,75 bilhões de metros cúbicos de gás. No total, estamos agora falando da construção de duas linhas. A segunda linha é para os consumidores europeus, ela também pode ser construída debaixo do Mar Negro através do território da Turquia", disse Novak.
A Rússia desistiu em dezembro de 2014 do projeto South Stream (Corrente do Sul) a favor da Corrente Turca, o que pressupõe a construção do gasoduto da Rússia para a Turquia debaixo do Mar Negro, mas este acordo não foi assinado. Entretanto, este projeto foi congelado devido às tensões das relações russo-turcas.
A renovação do projeto tinha sido negociada no âmbito da visita da delegação do governo turco a Moscou no início desta semana. Foi revelado que o ministro da Energia e o ministro das Finanças turco Nihat Zeybekci negociaram a criação de um grupo de trabalho para a construção da Corrente Turca.