A fase ativa dos exercícios Sea Breeze 2016 se iniciou na região de Odessa, de Nikolaevsk e no mar Negro na terça-feira (26). Mais de 25 navios militares estão participando. O treinamento, que será realizado até 30 de julho, conta com a participação de cerca de 4 mil militares de 16 países.
"Na região de Odessa foi iniciada a etapa de treinamentos, por terra, da fase ativa dos exercícios ucraíno-estadunidenses Sea Breeze 2106. Na costa do mar Negro que abrange Ucrânia, Moldávia e Geórgia, junto à divisão da Marinha dos EUA, foi realizado o desembarque dos navios Uri Olefirenko e Whidbey Island. Cerca de 70 marinheiros ucranianos saltaram de paraquedas em área estratégica", comunicou Chernobai.
Segundo o representante do ministério, a Ucrânia ficou encarregada pelo apoio aéreo durante o desembarque dos navios. Do mar, o apoio foi prestado por grupos militares de desembarque.
Chernobai acrescentou que os exercícios são destinados à interação entre os militares durante o desembarque e ao aperfeiçoamento de ataque contra grupos inimigos, captura e posse de navios e equipamentos estratégicos.