De acordo com dados, divulgados pelo Ministério da Defesa da Ucrânia nesta quarta-feira em Odessa se terminou a Conferência sobre a agenda dos exercícios Sea Breeze 2016. Além dos marinheiros ucranianos e americanos, na conferência participaram representantes do Reino Unido, Bulgária, Geórgia, Moldávia, Itália, Romênia, Turquia e Suécia, bem como varias várias subdivisões das Forças armadas da Ucrânia.
Ukraine, UK, Bulgaria, Georgia, Moldova, Italy, Romania, Turkey, Sweden, U.S. took part in Sea Breeze 2016 planning: https://t.co/E7XigPuwWk
— Nicholas Molodyko (@molodyko) 26 мая 2016 г.
"Os exercícios militares Sea Breeze 2016 serão realizados como a operação multinacional na região em crise. Os treinamentos vão passar nas regiões de Odessa e Nikolaev e na zona noroeste do mar Negro", afirmou o Ministério da Defesa.
De acordo com Aleksei Doskato, o comandante da base naval ocidental das Forças navais ucranianos, durante a preparação para o Sea Breeze 2016, os militares fizeram algumas alterações no formato dos exercícios. Em particular, de acordo com a agenda atual, foi ampliada a geografia dos exercícios e foram complementados com novos episódios.
De acordo com o plano, previamente aprovado, no âmbito dos exercícios Sea Breeze 2016, que serão realizados entre junho e outubro de 2016, até 2 mil soldados com armas e equipamento militar dos EUA e outros países membros da OTAN serão permitidos de serem deslocados para a região e ficar lá até 25 dias. Também na religião permanecerão 15 navios, 5 submarinos, 12 aviões e helicópteros, e até 100 unidades de carros de combate.