Vladimir Putin parabenizou os marinheiros na cidade de origem da Marinha russa – São Petersburgo. O presidente felicitou os veteranos da Marinha:
"Felicito todos os que estão guardando as fronteiras marítimas de nossa Pátria, que estão servindo em navios de superfície e submarinos, na aviação naval e em tropas de defesa costeira, que trabalham nos estaleiros de construção naval, todos aqueles que protegem os interesses de nossa Pátria, defendem a honra de nossa bandeira no oceano mundial, combatem a pirataria e o terrorismo e asseguram o tráfego marítimo comercial."
O presidente embarcou no cruzador Aurora, examinou o convés e a sala de rádio.
O cruzador Aurora é um monumento histórico russo, um símbolo da Revolução de Outubro em 1917. Este é o único navio da Marinha nacional que participou na Guerra Russo-Japonesa e na Primeira e Segunda guerras mundiais.
O Dia da Marinha russa é celebrado anualmente no último domingo de julho. Este ano é extraordinário, vários eventos marcantes da história naval da Rússia comemoram aniversários, incluindo o 320º aniversário da Marinha nacional em 30 de outubro.