Enquanto o ministro turco para os Assuntos Europeus avisa que se trata apenas de uma "inspeção de segurança" no seu Twitter, os jornais locais especulam que pode estar a caminho uma segunda tentativa de golpe.
Segundo o jornal Hurriyet, cerca de 7.000 policiais armados com veículos pesados cercaram e bloquearam a base aérea de Incirlik, em Adana, utilizado pelas forças da OTAN, já de forma limitada na sequência do golpe fracassado.
Video: Situation outside #Incirlik airbase in #Turkey where police have closed entrances & exits pic.twitter.com/TBCvQ0KUx6
— Syria Ceasefire (@Syria_Ceasefire) 30 июля 2016 г.
A base aérea de Incirlik é uma base fundamental da OTAN na Turquia, ela é usada pelas aeronaves dos estados-membros da coalizão internacional para combate ao Daesh. Os EUA mantêm entre 50 e 90 armas nucleares táticas na base.
#Breaking:Dozens of Turkish trucks on the way to block the entries of #Incirlik Air Base now #Turkey #NATO #Erdogan pic.twitter.com/uRq4NGnXgb
— NiNoVa (@ninoveh) 31 июля 2016 г.
O bloqueio de Incirlik se segue a uma enorme onda de protestos na quinta-feira, quando nacionalistas pró-Erdogan saíram às ruas gritando "morte aos EUA" e pediram o fechamento imediato da base de Incirlik.