Ela explicou que é um estado quando tudo parece estar calmo e próspero, mas a realidade é diferente.
"Os políticos devem tomar decisões ponderadas, que ajudem a sair desta tempestade difícil, mas de forma moderada”, disse Nesterenko discursando no fórum “Território de sentidos".
Nesterenko disse que a agora a estabilidade se mantém apenas graças às reservas e se não se alterar nada, até o fim do ano nós ficaremos sem reservas e sem dinheiro para pagar os salários.
"Se deixarmos que isso aconteça. Mas, nós não admitimos isto, nem mesmo em pensamentos", assinalou ela.
No ano de 2016, o Ministério das Finanças queria gastar 2,1 triliões de rublos (R$ 102,9 bilhões) do Fundo de Reserva. Se este plano se realizar, no fim do ano no Fundo restará por volta de um trilhão de rublos (R$ 48,9 bilhões). No próximo ano os meios financeiros do Fundo poderão ficar esgotados completamente, e as autoridades tencionam neste caso gastar meios do Fundo de Bem-Estar Nacional russo para financiar o défice orçamental. O chefe do Ministério das Finanças russo Anton Siluanov já tem prevenido que as reservas se esgotarão rapidamente, se se continuar a gastar os mesmos montantes. O Ministério assinala que isto é inadmissivelmente.
"Precisamos criar condições para eliminar a pobreza como tal", concluiu a vice-ministra.