Hillary Clinton é acusada de patrocinar Forças Armadas russas

© AFP 2023 / Robyn BeckHillary Clinton, pré-candidata democrata à presidência dos EUA
Hillary Clinton, pré-candidata democrata à presidência dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
Hillary Clinton, pré-candidata democrata à presidência dos EUA, contribuiu para o financiamento de Skolkovo (também conhecido como o "Vale do Silício" russo), centro de robótica da Rússia que desenvolve tecnologias inovadoras em diversas áreas, inclusive no campo militar, informa o Wall Street Journal.

Ator Leonardo DiCaprio chega para a estreia britânica de The Revenant, em Londres, Grã-Bretanha 14 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
DiCaprio se torna angariador de fundos para Hillary Clinton
Depois de sua visita a Moscou em 2009, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou a criação de uma comissão bilateral entre os EUA e a Rússia. Hillary Clinton, secretária de Estado na época, representou seu país nos processos que tinham como objetivo identificar áreas de cooperação, projetos de pesquisa e ações conjuntas para estimular as relações entre o povo russo e o americano.

Como parte do "reinício" das relações bilaterais, Clinton trabalhou "agressivamente" para atrair investidores norte-americanos para Skolkovo e ajudou também a corporação estatal russa Rusnano a identificar as empresas de tecnologia dos EUA dignas de merecer um investimento, informou a publicação.

Muitas empresas tecnológicas, entre as quais se encontravam grandes doadores da Fundação Clinton (Google, Intel, Cisco), financiaram de forma massiva o desenvolvimento da cidade tecnológica russa. Em 2010, vários acordos foram assinados entre Skolkovo e companhias norte-americanas, apontou o WSJ.

Em 2012, Conor Lenihan, vice-presidente da Fundação Skolkovo, que anteriormente havia estado associado com a Fundação Clinton, informou que a estrutura tinha reunido 28 "parceiros-chave" norte-americanos e europeus. O artigo do WSJ destacou que 60% desses parceiros tinham colaborado financeiramente com a Fundação Clinton ou patrocinado discursos de Bill Clinton.

Do lado russo, muitas doações também foram enviadas para a Fundação Clinton.

Enquanto isso, a investigação ultra tecnológica levada a cabo em Skolkovo causou preocupação entre os especialistas militares e representantes das organizações de segurança dos EUA.

Presidenciavel democrata Hillary Clinton - Sputnik Brasil
Ecos da Guerra Fria: Clinton promete apoio à OTAN na luta contra a ‘ameaça russa’
A investigação, realizada no âmbito do Programa de Pesquisas Militares Estrangeiras do Exército dos EUA, demonstrou que o objetivo do projeto de Skolkovo é o intercâmbio científico e técnico nas áreas de tecnologia da informação, biomedicina, energia e satélites, espaço e tecnologias nucleares.

Além disso, o relatório diz que a Fundação Skolkovo "está envolvida em atividades relacionadas com a defesa desde dezembro de 2011, quando foi aprovado um projeto relacionado com o armamento: o desenvolvimento de motores para mísseis de cruzeiro supersônicos."

Segundo Schweitzer, mesmo que fosse possível provar que os milhões de dólares em doações para a Fundação Clinton por parte dos parceiros de Skolkovo não estavam relacionados com o fato de Hillary ter ignorado os fins militares da estrutura russa, "a questão ainda seria problemática".

Os responsáveis pela campanha presidencial de Hillary e os representantes da Fundação Clinton recusaram comentar as afirmações do Wall Street Journal.

Dmitry Peskov, assessor de imprensa do presidente russo - Sputnik Brasil
Kremlin: Paranoia com a Rússia é 'passatempo tradicional' nos EUA
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse por sua vez que, se houve tais contatos, considera isso positivo, porque Skolkovo é uma organização que tem muitos contatos internacionais, se houve contatos até com os EUA pela linha de Skolkovo, isso só seria saudado. Mas, com tudo isso, o porta-voz do presidente russo disse que ele não dispunha de informações sobre as doações, quer elas tenham tido lugar ou não.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала